É relativamente comum uma viagem de avião dar azo a muitas dúvidas, especialmente relacionadas com a saúde ou condição física das pessoas que vão viajar, desde se viajar de avião com otite é seguro, até quanto tempo esperar para viajar de avião após um mergulho.
Mas, além dessas, uma questão que também apoquenta muitas pessoas é se um idoso pode viajar de avião sozinho.
A questão, na verdade tem razão de ser, quer para os próprios idosos, quer para os filhos. Afinal, numa idade avançada, o discernimento pode já não ser o mesmo de outrora, para fazer o seu check in, encontrar a gare de partida ou tratar de outras situações, a par de uma condição física possivelmente mais frágil e avessa a viagens de longo curso. Por isso, a preocupação sobre se um idoso pode viajar de avião sozinho é perfeitamente natural.
Afinal, um idoso pode viajar de avião sozinho ou não?
Apesar da dúvida ser comum, a verdade é que um idoso pode viajar de avião sozinho, sendo que não existe qualquer limite de idade para fazer esse tipo de viagem. Por isso, desde que a pessoa em questão não sofra de qualquer condição médica grave, que necessite de atenção especial, de autorização médica ou da própria companhia aérea, não existe qualquer tipo de problema e o idoso é livre de voar para onde quiser e até quando quiser.
Mesmo assim, deve-se ter em conta a capacidade de locomoção da pessoa, para se deslocar dentro do próprio aeroporto ou do avião, embora, normalmente, exista assistência nestes casos.
De qualquer modo, em caso de dúvida ou se o idoso que vai viajar requerer alguns cuidados especiais, pode sempre entrar em contacto com a companhia aérea em questão e tentar aferir junto da mesma se a pessoa pode realmente viajar sozinha ou se, pelo contrário, carece de algum tipo de assistência.